fbpx

Unicórnio

f

Contabilidade para Startups: Guia Completo para o Crescimento e Atração de Investidores

A contabilidade de Startups quando bem desenvolvida pode promover o crescimento e o destaque do seu negócio, atraindo potenciais investidores. 

Neste artigo, vamos transformar a ideia de que a contabilidade é dispensável, e te mostrar os benefícios em mantê-la, de forma regular e exclusiva. 

Ciclo de vida da Startup 

Uma Startup surge a partir de uma ideia inovadora e disruptiva, que atende não só aos seus idealizadores, mas a todo um ecossistema relacionado à sua finalidade. 

No desenvolvimento dessa ideia são realizados estudos, pesquisas e captação de dados que identificam as necessidades e dores do público-alvo, para iniciar um plano de ação estruturado na sua criação. 

Aqui já começa o processo legal de abertura da Startup, sujeita aos trâmites comuns de qualquer empresa (Junta Comercial, Receita Federal, Fazendas estadual e municipal, registro da marca, órgãos reguladores), mas com análise e planejamento de detalhes específicos que o negócio necessita. 

Constituída a Startup, esta precisa passar por um processo que atenda: 

  • Validação perante o mercado 
  • Geração de valor (características do bem/serviço e preço) 
  • Função social, ou um conceito mais amplo e atual, o ESG – Environmental, Social and Governance ou “Ambiental, Social e Governança” (responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do meio que atua) 

Assim, começa uma Startup! 

Operação 

No start da operação, o foco está em boas estratégias de Marketing, vendas e na experiência ou jornada do cliente (suporte, Marketing direcionado). 

E neste ponto, começamos a tratar da contabilidade para Startups. 

Qual a função da contabilidade? 

A função da contabilidade é promover o estudo, a interpretação e o registro dos fatos que influenciam o patrimônio da empresa, cabendo aos contadores e contabilistas, a análise e registro de todas as ocorrências relacionadas com a formação, a movimentação e as variações desse patrimônio, assegurando seu controle e fornecendo a seus administradores, os dados necessários para os processos de tomada de decisão

Uma Startup precisa mesmo de contabilidade? 

A resposta é bem objetiva e positiva: SIM! 

Manter a contabilidade é fundamental para a expansão do negócio, sendo um instrumento importante para o controle financeiro e o planejamento de ações e estratégias para escalabilidade. 

Analisando o aspecto legal, de forma simples, o Código Civil (arts. 1.179 a 1.195) estabelece que o empresário individual e as empresas são obrigados a manter um sistema de contabilidade, que atenda: 

  • escrituração de livros 
  • comprovantes que serviram de base para a escrituração 
  • balanço patrimonial e o de resultado econômico anuais 

Sendo esses os documentos básicos e necessários, da contabilidade, para toda e qualquer empresa. 

E, a Startup, também se enquadra nessa obrigatoriedade, por ser uma empresa como qualquer outra, diferenciando-se apenas por caracterizar-se como um modelo de negócio inovador, com tendência ao crescimento rápido e atrativo para investidores.  

Diferente das empresas tradicionais, que são criadas, geralmente, para dar retorno do investimento aos sócios, por um longo tempo.  

A contabilidade e a busca por investidores 

Em certos casos, nem sempre há um investimento disponível pelos empreendedores para dar início ou continuar com a Startup, o que leva na busca por investidores. 

Aqui, ilustramos com o Shark Tank Brasil, programa de TV direcionado a empreendedores que apresentam suas ideias a potenciais investidores, almejando obter investimento no negócio. 

Mas o ponto chave é a apresentação para ter sucesso, a venda da “ideia” precisa estar estruturada com dados reais para atrair os investidores, que vão analisar os requisitos básicos: 

  • negócio definido e validado 
  • capital investido 
  • índice de liquidez 
  • retorno do investimento 
  • saúde financeira 

Quanto mais critérios forem atendidos, mais perto de conseguir o investimento o empreendedor fica. 

Excelentes ideias “caíram” por não estarem organizadas. 

E como ter essas informações estruturadas? 

Com a contabilidade, feita e mantida conforme as regras legais, que irá fornecer os dados precisos e confiáveis. 

Regras contábeis aplicadas às Startups 

Desde 2008, o Brasil vem em um movimento crescente de aplicação das normas internacionais de contabilidade, a famosa IFRS – International Financial Reporting Standards, levando as informações de uma empresa para um nível mais elevado e mais seguro no reporte de dados para os interessados. 

Deixamos aquele pensamento ultrapassado de que apenas as sociedades por ações precisavam manter a contabilidade regular, e ampliamos a visão para a contabilidade aplicada a todos os tipos de empresas, conforme o porte. 

Esse porte é definido com base no patrimônio e faturamento da empresa: de grande porte, de médio porte, pequena empresa, microentidade. 

Demonstrações financeiras que geram benefícios 

Os dados extraídos da contabilidade são compilados em relatórios chamados de demonstrações financeiras, que unidos, formam indicadores da situação patrimonial e financeira da Startup. 

No quadro a seguir, estão relacionadas as demonstrações fundamentais e a finalidade: 

Tipo Finalidade 
Demonstração do Resultado do Exercício – DRE Apresentar o desempenho financeiro, ou seja, todos os itens de receitas e despesas reconhecidos no período. 
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA Apresentar o resultado e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação. 
Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC Apresentar informações relativas às alterações no caixa e equivalentes de caixa (aplicações financeiras de curto prazo e alta liquidez) do período contábil, evidenciando separadamente as mudanças nas atividades operacionais, de investimento e financiamento. 
Balanço Patrimonial – BP  Apresentar os ativos, passivos e patrimônio líquido em uma data específica, que geralmente é o final do período contábil. 
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL Apresentar o resultado de um período contábil; outros resultados abrangentes para o período (separação do montante atribuível aos investidores); os efeitos das mudanças de práticas contábeis e correção de erros reconhecidos no período; os valores investidos pelos sócios; os dividendos e outras distribuições para os sócios. 
Notas explicativas Apresentam informações acerca das bases de elaboração das demonstrações contábeis e das práticas específicas utilizadas, bem como outras informações consideradas importantes não informadas nas demonstrações. 

Baseados nestas demonstrações e em outros documentos, os interessados avaliam a situação da Startup e tomam as decisões inteligentes e mais assertivas. 

Influência dos stakeholders 

Stakeholders são terceiros interessados no desenvolvimento da Startup, definidos como: clientes, concorrentes, colaboradores, bancos, investidores. 

Estes últimos, geralmente representando conglomerados econômicos que atuam em vários ramos ou ramos específicos de acordo com o objetivo. 

Os stakeholders formam uma rede de relacionamento contributiva para o desenvolvimento/aceleração do empreendimento. 

Planejamento  

O planejamento da Startup começa com a definição da área de atuação (objeto social), momento em que o contador em conjunto com outros profissionais (advogados, economistas, administradores), avalia: 

  • tipo de empresa a ser aberta (empresário individual, sociedade empresária, sociedade cooperativa, sociedade simples) 
  • porte da empresa (interfere na forma da contabilidade: simplificada ou completa) 
  • forma de tributação que melhor atende o negócio (lucro presumido, lucro real ou Simples Nacional, de acordo com os custos/despesas, incentivos fiscais) 

Assim, diante dessas informações, é realizado um planejamento financeiro e tributário impactando diretamente nas obrigações fiscais e tributárias. 

Cumprimento de obrigações fiscais e tributárias  

Além de manter a contabilidade em ordem, o profissional ou escritório contábil, tem a missão de cumprir com as obrigações fiscais e tributárias, em conformidade com as leis vigentes.  

Dependendo da forma de tributação/regime tributário escolhido, a quantidade de dados que precisa ser enviada ao governo, aumenta consideravelmente. 

Exemplo: Se uma empresa tributa com base no lucro real, regime mais utilizado para empresas que possuem gastos elevados para prestar um serviço, as obrigações fiscais e tributárias a serem cumpridas são:  

  • pagamento de tributos (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, ISS, retenções federais, Contribuições previdenciárias, taxas) 
  • obrigações acessórias (ECD, ECF, EFD-Reinf, FGTS Digital, eSocial, DCTFWeb, EFD-Contribuições, emissão de NFS-e, escrituração de livros: LALUR/LACS, Declaração Eletrônica de Serviços). 

Nesta situação, talvez a melhor forma de tributação seria lucro presumido, o que reduziria a quantidade de obrigações fiscais e tributárias. 

Percebe como o contador tem extrema importância para uma Startup?! 

Ele poderá avaliar e direcionar, com base nas regras legais, para a melhor forma de tributação e aplicar o compliance (conformidade com as leis), para evitar que omissões com o governo impeçam que a empresa tenha prejuízos, que influenciem seu patrimônio e a relação com o mercado. 

BPO financeiro para Startup 

A contabilidade especializada em startups também propicia a gestão financeira do seu negócio, te deixando livre para que você foque apenas no desenvolvimento da atividade.  

Os benefícios do BPO financeiro abrangem: 

  • gerenciamento de contas a pagar e a receber 
  • controle do fluxo de caixa 
  • administração de orçamentos com o monitoramento de gastos e análise de departamentos 
  • acompanhamento financeiro  
  • relatórios de fácil interpretação, baseados em informação segura e consistente 

Marco legal das Startups 

No ano de 2021, tivemos um avanço com a publicação da Lei Complementar nº 182/2021, que criou o Marco Legal das Startups, para aprimorar o empreendedorismo inovador e incentivar a modernização do ambiente de negócios: 

  • reconhecendo a inovação como vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental 
  • fomentando a constituição de ambientes favoráveis ao exercício da atividade empresarial 
  • valorizando a segurança jurídica e de liberdade contratual 
  • trazendo as características de enquadramento das startups: 

1 – receita bruta de até R$ 16.000.000,00  

2 – com até 10 anos de inscrição no CNPJ 

3 – contrato social ou alteração com cláusula que indique utilização de modelos e negócios inovadores para a geração de produtos ou serviços  

4 – enquadramento no regime especial Inova Simples 

Esse Marco é um avanço enorme para a atividade econômica e tecnológica no país, destacando a importância das empresas como agentes centrais do impulso inovador no conceito do livre mercado e modernização da economia. 

Benefícios da contabilidade para Startups 

São muitos os benefícios em contratar uma contabilidade especializada em Startups, tais como: 

  • assessoria e planejamento na constituição da empresa 
  • acompanhamento customizado  
  • gestão empresarial 
  • relatórios e demonstrações exclusivos para a finalidade (financiamentos, licitações, fornecedores) 
  • projeções financeiras baseadas em dados reais 
  • compliance fiscal e tributário 
  • auditoria e perícia de dados 
  • aplicação de regras direcionadas e específicas 
  • planejamento para redução de custos e despesas 
  • utilização de sistemas de contabilidade, RH, departamento de pessoal e gerenciamento – softwares com funcionalidades modernas e otimizadas – que proporcionam mais agilidade na obtenção e análise de dados, e no controle das obrigações 
  • softwares que proporcionam a captura e guarda de documentos em nuvem, facilitando os registros contábeis e contribuindo com a redução de tempo na busca de dados 
  • antecipação das tendências do mercado 
  • análises por profissionais preparados, especializados e atualizados 
  • orientações para evitar erros comuns relacionados a: controle de caixa e a separação patrimonial 
  • consultoria e assessoria tributária, fiscal e societária 
  • apoio e acompanhamento das negociações com investidores 
  • BPO financeiro 
  • mapeamento de riscos e oportunidades no mercado 
  • projeção orçamentária 
  • estratégias de divulgação dos relatórios contábeis 

Contratando uma contabilidade especializada em Startups, os riscos do negócio não acelerar são minimizados pela expertise, confiança e responsabilidade com sua empresa.  

A atenção que a empresa precisa, são direcionadas de forma especial, tornando o negócio escalável e atrativo para bons investidores. 

Com esse panorama geral, te apresentamos diversos motivos para comprovar como a contabilidade para Startups é importante para o crescimento do seu empreendimento. 

Outras novidades